"Melhor do que saber falar é saber o que esta falando." (Claudiney Ribeiro)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


                    Internet, Mídia e Jornalismo


J.B.Pinho em seu livro Jornalismo na Internet, vem abordar no seu segundo capítulo as características da Internet em relação aos meios de comunicação tradicionais. O autor também faz uma análise sobre a publicidade, as relações públicas e o jornalismo e apresenta ainda um conceito operacional de Jornalismo.

A Internet é uma ferramenta bastante distinta dos meios de comunicação tradicionais televisão, rádio, cinema e impressos. Não-lineariedade, Fisiologia, instantaneidade, dirigibilidade, qualificação, custo de produção e de veiculação, interatividade, pessoalidade, acessibilidade e receptor ativo são as características que diferenciam a Internet desses veículos de massa.

O autor vem destacar neste capitulo a importância do discernimento sobre o que é jornalismo, relações públicas e publicidade pois estas são geralmente confundidas por utilizarem meios de comunicação tradicionais.

A propaganda e as relações públicas processam mensagens que pretendem persuadir e levar o cidadão á ação adentrando muitas das vezes no espaço imaginário e apelando para o inconsciente, diferentemente do jornalismo que atém-se ao real, exercendo o seu papel de orientação racional.

Em seguida o autor fala sobre o jornalismo digital diferencia-se dos outros meios de comunicação tradicionais pela forma de tratamento dos dados e pelas relações que são articuladas com usuários.

Um comentário: