As agências noticiosas são as empresas de informação intermediárias entre os acontecimentos e os meios de comunicação social.
As agências de notícias têm muitos correspondentes e em vários locais, custo que nem todos os meios de comunicação podem suportar, podendo assim fazer uma melhor e mais célere recolha das informações, transmitindo-as depois aos meios de comunicação social, seus assinantes.
Há vários tipos de agência, estas podem ser mundiais, nacionais, regionais e especializadas e estão situadas por todos os países.
Estas são, efetivamente uma fonte especial, na medida em que, não são uma fonte vulgar que apenas dá as informações em bruto mas já sob a forma de notícia e porque são as maiores fornecedoras das notícias que os meios de comunicação social distribuem.
Com este procedimento, as agências noticiosas tornaram-se as grandes fornecedoras da informação que vai ser transmitida para todo o mundo, visto ser muito difícil a um meio de comunicação social, mesmo sendo de grandes dimensões, conseguir custear uma rede tão grande de correspondentes e o próprio material tecnológico que lhe é subjacente.
A elaboração das notícias é feita da seguinte forma: As agências obedecem aos critérios de valor-notícia, que definem a pertinência de um acontecimento ser notícia ( critérios substantivos; critérios relativos ao produto; critérios relativos ao meio de comunicação; critérios relativos ao público e critérios relativos à concorrência) e executando as três fases da notícia: recolha, seleção e tratamento final.
As agências de informação, após a recolha de material e elaboração da notícia, são as responsáveis pela sua distribuição aos órgãos de comunicação.
Fonte:http://www.ipv.pt/forumedia/4/19.htm Arlete Silva
A agencia de noticias do governo do Acre não se encaixa neste modelo de agencia de noticias...
ResponderExcluir