"Melhor do que saber falar é saber o que esta falando." (Claudiney Ribeiro)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Jornalismo na Internet

Internet, mídia e jornalismo

Em plena era da informática e adicionada ao fenômeno da globalização, o jornalismo não poderia em hipótese alguma ficar estagnado e alheio a essa realidade mundial. Diante disso, a rede mundial de computadores tem sido fundamental para a propagação de informações de maneira  instantânea.

O uso da internet como ferramenta de comunicação se difere dos meios tradicionais- rádio, televisão, cinema ou jornal. Essa diferença se dá devido ao fato de que o jornalismo on line não possui características encontradas nos outros meios. São elas:

Não-linearidade: o leitor não precisa ler todo o texto para localizar a informação deseja como em um texto de revista ou jornal impresso.

Fisiologia: A leitura no monitor cansa a visão, portanto, o leitor deve ler mais devagar e os textos devem ser menores.
Instantaneidade: Acabou por modificar o sentido do furo, pois na internet a noticia se expande, sendo agregados e criando células de informação.

Dirigibilidade: As noticias publicadas não precisam passar obrigatoriamente pelo editoro.

Interatividade: O leitor pode interagir no momento em que tem contato com a noticia.

Vale destacar também que acessibilidade é cada dia maior, devido as inovações tecnológicas permitem que individuo permaneça conectado constantemente e a um baixo custo. Essa nova realidade exige cada dia mais profissionais qualificados e com maior nível de escolaridade,embora seja um meio de publicação de noticias e  informações gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário