"Melhor do que saber falar é saber o que esta falando." (Claudiney Ribeiro)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Jornalismo na Internet



Pessoal, hoje é dia de discutir em sala o livro de J. B. Pinho, que trata do planejamento e produção da informação on-line.

O capítulo “Internet, mídia e jornalismo” faz um apanhado das principais características da internet em relação aos meios de comunicação tradicionais, e faz uma distinção bem clara entre o jornalismo e as duas atividades de comunicação de massa mais comuns, a publicidade e as relações públicas.

Com uma linguagem bem simples, o autor explica os principais aspectos da internet em relação às demais mídias. Entre elas, vou resumir aqueles que acho mais importantes:
  • Não-linearidade: na internet a informação não tem necessariamente uma seqüência lógica e predeterminada, como nas demais mídias. Os hipertextos permitem ao internauta que ele se movimente e navegue livremente em busca do que lhe interessar, sem se apegar a uma estrutura rígida de um texto;
  • Fisiologia: devido o cansaço visual causado pela leitura demorada no monitor de um computador, é recomendável que o texto da internet seja 50% menor que o escrito para o papel;
  • Instantaneidade: a internet transmite as mensagens e os arquivos quase instantaneamente para qualquer parte do mundo, sendo mais rápida e abrangente que as outras mídias;
  • Custo de produção e veiculação: as despesas com a veiculação de informação pela internet são irrisórias, se comparadas com os custos em outras mídias;
  • Interatividade: a internet propicia ao internauta participar ativamente na produção da informação e interagir, diretamente com ela, diferentemente da TV, por exemplo, onde o máximo de interatividade está em mudar de canal quando a programação não agrada.

Além destes aspectos, o autor destaca ainda a dirigibilidade, qualificação, pessoalidade, acessibilidade e receptor ativo, como características da internet.

Sobre internet e jornalismo, o autor discorre sobre jornalismo como um processo social e também como uma profissão dinâmica, elaborando um conceito operacional de jornalismo digital, uma vez que a internet oferece amplos recursos técnicos e um suporte novo para inúmeras atividades.


Boa leitura pessoal!

13 comentários:

  1. O que eu gostei, acima de tudo, acima inclusive das informações, foi da linguagem.

    Tive, de fato, uma boa leitura

    ResponderExcluir
  2. Saber os tipos de produção para o jornalismo online é crucial, já que hoje todos os meios de comunicação estão migrando para esse novo gênero. ;)

    ResponderExcluir
  3. a linguagem de J B Pinho é de fácil assimilação.

    ResponderExcluir
  4. O Jornalismo online é "Master" nesta nova era, por isso é de extrema importância explorar assuntos relacionados a este gênero.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao grupo pela apresentação... realmente esclarecedora!!

    ResponderExcluir
  6. Post muito bem feito. Além disso, o assunto é bem interessante!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da disposição do texto, bem explicado.

    ResponderExcluir
  8. Bem completo e discutindo vários assuntos, hunm... o blog me surpreeendeu!!

    ResponderExcluir
  9. Legal as explicações dos diferentes aspectos da internet em relação à outras mídias.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao grupo o blog ficou muito bom e a explicação muito bem exclarecedora.

    ResponderExcluir